1/24/2007

Solidariedade é a base...

Conheci alguém que sempre dizia "sinceridade é a base...". E de fato é. Mas depois de algum tempo, descobri que são várias as "bases" que tornam a vida mais... mais bela, simples e agradável.
Entre essas novas bases, está a SOLIDARIEDADE, e é por isso que faço esse post, com a intenção de ajudar um amigo de um amigo meu.

Semana passada, a vida deu um susto em Paulinho, que recebeu um diagnostico acusando leucemia.
Paulinho precisa com urgência de doadores de sangue e de medula.

Como doar:
As doações de sangue podem ser agendadas por meio de ligação para o HEMOMINAS (0800 31 01 01) ou acesso ao www.hemominas.mg.gov.br. Ao doar, não esquecer de passar o nome completo do paciente:Paulo Vicente Fonseca e Pires e do hospital que ele está internado Hospital das Clínicas em Belo Horizonte.

O Hemominas fica na Alameda Ezequiel Dias, nº 321 - atrás do Parque Municipal. Centro. (Belo Horizonte)

Horário de funcionamento:

de segunda a sexta, de 07 às 21:00 h; sábado, de 07 às 18:00 h.

Obs.: As doações podem ser feitas sem marcação prévia; contudo, a marcação prévia evita filas.

Quem pode doar:

qualquer pessoa com idade entre 18 e 65 anos e que esteja com boa saúde (que não tenha tido hepatite, chagas, sífilis e não seja portador do vírus HIV). Quem estiver tomando algum tipo de medicamento, deve consultar antes se não há necessidade de suspendê-lo por algumas horas. O telefone de informações sobre os procedimentos de doação é 3248-4515.


Veja, passo a passo, como funciona a doação de medula óssea no Brasil:

· É preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e boa saúde (ver condições na sessão "Doação de Sangue"); · É necessário se cadastrar como doador voluntário em um Hemocentro (veja os endereços listados abaixo); · No cadastramento, os voluntários doam apenas 10 ml de sangue; · Essa amostra passa por um exame de laboratório, chamado teste de HLA, que determina as características genética do possível doador; · As informações são colocadas em um cadastro nacional, o REDOME, ou Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea; · Quando alguém precisa de transplante, os técnicos do Redome fazem a pesquisa de compatibilidade por entre os registros de todos os doadores cadastrados; · Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer outros exames de compatibilidade genética. Se o perfil coincidir com o do paciente que precisa do transplante, o voluntário decide se realmente quer doar; · Durante a doação, o doador recebe anestesia geral. Com uma agulha, a medula é aspirada do osso da bacia; · A quantidade de medula doada é de apenas 10% da medula total. Em 15 dias ela já estará recomposta.



Obrigada pela atenção!
E colaborem, se for possivel...

Nenhum comentário: